Telefone(s): (31) 3335-6611 | (31) 2532-3500

Otoplastia

 

O termo otoplastia refere-se à cirurgia plástica das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas que podem ou não ser associadas, dependendo do problema a ser tratado. Em geral o termo é usado para indicar a correção de orelhas proeminentes,conhecido como orelha em abano,que é um defeito congênito de característica familiar,geralmente bilateral,cujas alterações consistem em um aumento do ângulo(abertura da orelha)em relação a cabeça e alterações de alguns relevos da orelha.A cirurgia consiste em modelar a cartilagem auricular sem aumentar o tamanho da orelha. Porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas também são tratadas com técnicas de otoplastia.

Existe desde o grau mais leve até o mais grave de orelhas em abano, porém a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. Há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo.

A idade mínima situa-se entre seis e sete anos de idade. Nessa faixa etária já houve finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo,alem de coincidir com a idade escolar de alfabetização, quando a criança começa a se incomodar com as orelhas proeminentes.

Esta breve exposição é apenas para orientar quanto a alguns aspectos referentes ao que se pode oferecer.Nada do que possa ser lido substitui uma consulta com o médico de sua escolha.

Somente ele estará apto a realizar as avaliações necessárias e indicar o melhor tratamento para cada caso em especial.Certifique-se de estar consultando um especialista na área de atuação específica.

Valorize sua consulta aproveitando o tempo disponível para sanar suas dúvidas.

Consulte também o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

 

 

Sem Fronteiras MG