Telefone(s): (31) 3335-6611 | (31) 2532-3500

Orientações aos Pacientes

Orientações da enfermagem no pós-operatório

Após a cirurgia é hora de cuidar do pós-operatório e tudo deve ser seguido à risca para se obter a melhor evolução cirúrgica.

Repouso: Siga as instruções de seu médico cirurgião para movimentos na área operada;

Curativo: Retorne ao consultório médico para a troca de curativos e/ou retirada de pontos nos dias agendados;

Alimentação: Mantenha uma alimentação leve e saudável;

Banho: Veja com o seu médico como será o procedimento de banho. Se a recomendação for não lavar o local, não lave.

Drenagem linfática: Veja com o seu médico qual a indicação da drenagem linfática e quando deve ser iniciada;
Use cintas cirúrgicas, soutien cirúrgico, faixa e espuma durante todo o período recomendado pelo seu médico;

Atividades físicas e sol: Obedeça ao prazo estabelecido pelo seu médico cirurgião para o retorno das atividades físicas e exposição ao sol; Como em todas as cirurgias, os resultados não são imediatos. Alguns incômodos como dor, sensação de queimação e inchaço podem estar presentes no pós-operatório, mas serão acompanhadas pelo seu médico cirurgião, portanto, siga rigorosamente todas as suas recomendações.

REF-PTCRTENF 001 a 011

Orientações farmacêuticas no pós-operatório

Como armazenar o seu medicamento

Os medicamentos devem ser guardados em locais onde não haja exposição direta à luz solar e em locais frescos e sem umidade. Por isso, em cima da geladeira ou do armário do banheiro não são lugares ideais para armazenar seus medicamentos;

Depois de abertos, alguns medicamentos têm sua validade reduzida, passando a ser menor do que a impressa na caixa. Consulte informações mais detalhadas na caixa ou na bula.

Medicamentos prescritos, doses e horários.

Não utilize receitas antigas. O medicamento indicado em consultas anteriores nem sempre será o melhor para o problema atual.

Não tome ou administre doses diferentes das prescritas. Somente o médico poderá alterar a prescrição. Alterações por conta própria podem ser perigosas.

Fique atento ao horário da sua medicação. O sucesso do tratamento depende da administração nos horários corretos, principalmente para os antibióticos.

Não pare de tomar seus medicamentos antes do período indicado pelo médico, mesmo que haja melhora dos sintomas.

Preparo e administração

Lave bem as mãos antes de tomar ou administrar o medicamento.

Não abra cápsulas e não parta comprimidos que não tenham o sulco central.

Prefira tomar os comprimidos com 200 ml de água, nunca com leite, suco ou outros alimentos (exceto em caso de recomendação médica específica). Tome sempre um copo de água cheio

Efeitos adversos

Os efeitos adversos, também conhecidos como efeitos colaterais, são aqueles efeitos indesejados, diferentes do efeito principal do medicamento.

Observe atentamente o aparecimento desses efeitos durante o tratamento com o(s) medicamento(s), pois qualquer medicamento pode causá-los.

A suspensão do tratamento só deve ser feita em caso de reações graves.

Em caso de suspeita de efeitos adversos, procure um farmacêutico ou consulte seu médico imediatamente após o aparecimento dos primeiros sinais.

REF-POPFAR 031

Sem Fronteiras MG